quinta-feira, 10 de março de 2011

Melhorar a precisão das medições GPS em tempo real - 2


Independentemente de termos ou não acesso às correcções diferenciais (DGPS) - mas especialmente se o nosso receptor GPS não trabalhar com nenhum tipo de correcção - podemos potenciar a precisão das nossas medições se optarmos pelas alturas do dia em que temos mais satélites visíveis e em que a geometria dos mesmos é favorável.

O índice DOP - Dilution of Precision, indica qual a geometria dos satélites - quanto mais afastados estiverem os satélites uns dos outros no momento da medição, mais precisa será a a triangulação e consequentemente as nossas medições. Se os satélites estiverem próximos uns dos outros a triangulação poderá não ser tão precisa e consequentemente as nossas medições poderão não ser fiáveis. Sintetizando: um índice DOP até 3 é o ideal - dá garantias de boa precisão, até 8/9 poderá ser aceitável e acima disso o melhor é repetir as medições noutra altura porque potencia uma perda de precisão considerável.

Para não corremos o risco de "repetir as medições noutra altura" - situação particularmente desagradável se pensarmos em zonas de dificil acesso ou terrenos dificeis - o ideal é planear o trabalho de campo de forma ir para o terreno nas horas em que teremos mais satélites visíveis e uma geometria mais favorável. Para sabermos qual a altura ideal para ir recolher dados sugiro o software Planning da Trimble. Esta aplicação permite criar uma "estação", ou seja o ponto onde iremos trabalhar, e, a partir daí, calcula a altura mais favorável. Deixo aqui um exemplo:

1 - Após descarregar e instalar o programa, há que descarregar também o almanaque actualizado com as órbitras dos satélites GPS pois só assim o software poderá calcular as horas mais favoráveis. Em http://www.trimble.com/gpsdataresources.shtml faça salvar como/save as o item GPS/GLONASS alamanac in Trimble Planning file format e certifique-se que o ficheiro fica gravado com a extensão .alm;

2 - Vá a Almanaque -->  Carregar (irá perguntar se deseja fechar o actual almanaque - confirme)
e seleccione o ficheiro de almanaque. Deverá aparecer uma janela semelhante a esta:



3 - Vamos a Ficheiro --> Estação e vamos criar a estação - ou seja a zona onde pretendemos levar a cabo as nossas missões. Para o presente exemplo usei os seguintes dados:

  • Latitude e Longitude - coordenadas de Torres Vedras (tiradas a partir do GoogleEarth por exemplo)
  • Altitude - altitude média da zona de trabalho (estimativa)
  • Elevação - 10º (o software irá ignorar todos os satélites que se elevem a menos de 10º no horizonte - quanto mais razante à linha do horizonte estiver um determinado satélite mais propícios estarão os sinais desse satélite a sofrer distorções)
  • Tempo - defino o dia e as horas em que tenho disponibilidade para ir para o terreno (neste caso o dia 15 de Março de 2011 das 10 às 18h). 

Finalmente certifico-me que o fuso horário é o da minha área de trabalho e clico em Ok para criar a minha estação.


4 - Agora é só ir a Gráficos --> Número de Satélites (para obter o gráfico com as horas em que mais satélites estarão visíveis) e a Gráficos --> DOP --> DOP - Posição (para obter o gráfico com as horas em que terei a geometria mais favorável ;


Com base nestes dois gráficos podemos ter mais garantias de uma boa qualidade das nossas medições GPS. Assim, a melhor hora será entre as 11:30 e as 13:30 - é quando temos mais satélites visíveis e o melhor índice DOP. Relativamente ao índice DOP, o dia 15 de Março é bastante favorável - apenas por volta das 17H é que o índice DOP é superior a 3, pelo que devemos evitar medições por volta desta hora -  não tanto pelo índice DOP mas porque é a altura em que há menos satélites disponíveis.

Este exemplo que aqui trouxe apenas deve ser seguido se a precisão for realmente um desiderarto do vosso trabalho/projecto. Se margens de erro superiores a 4m forem algo aceitávels para os vossos objectivos poderão dispensar-se ao trabalho de fazer este planeamento. Mas pelo contrário se a precisão for importante então é de todo recomendável fazerem-no.

Notas Finais: Este software não faz cálculos para o sistema EGNOS; se o cáclculo da cota/altitude for importante talvez seja aconselhável considerar o gráfico DOP - Vertical (embora para o caso das altitudes o melhor será derivá-las a partir dos pontos projectados sobre uma carta topográfica).

Sem comentários:

Enviar um comentário