sexta-feira, 4 de março de 2011

3D com Google Earth

O Google Earth é uma ferramenta fantástica que, mesmo, na sua versão gratuita é um excelente visualizador de dados - um tema que será explorado muitas vezes. Por vezes os utilizadores do GE queixam-se que o relevo não é representado realisticamente, ou que não permite uma boa leitura das variações do terreno. A imagem seguinte representaa baixa de Lisboa:



À esquerda temos o Bairro Alto e à direita o Castelo de S. Jorge, separados pela Baixa/Terreiro do Paço. Embora seja perceptível que a Baixa é uma zona de vale, podemos ter interesse em salientar as colinas que a rodeiam. Para tal basta ir a Ferramentas/Tools --> Opções/Options e no separador "Visualização 3D/3D Visualization" modificar o índice de exagero de elevação/vertical exaggeration e modificar o índice que vem por default (normalmente 0,5)  para 3 e obtemos uma leitura mais evidente da morfologia da zona:


Esta técnica pode ser especialmente útil se quisermos realçar acidentes topográficos em zonas de planícies onde há poucas dezenas de metros de diferença de altitude entre os objectos.

Finalmente há que ter em conta que nas versões mais antigas do GE (5.x) é necessário activar a camada/layer de terreno/terrain, caso contrário o GE apenas trabalhará em 2D.

Sem comentários:

Enviar um comentário