terça-feira, 8 de março de 2011

Criar Polígonos a partir de pontos com o QGIS

Quem já utilizou ou utiliza frequentemente um GPS de mão ou de trecking, certamente já reparou que o aparelho permite registar pontos e linhas/trajectos mas não áreas. Podemos registar o ponto central do que geometricamente falando seria um polígono - uma clareira, ruinas dispersas, conjunto de árvores, etc, mas não podemos desenhar directamente o polígono.

Há uma forma de ultrapassar esta limitação. Basta que registemos todos os vértices do que será o nosso polígono como pontos, atribuindo a cada ponto  um nome que permite mais tarde distingui-los como vértices do polígono - por exemplo vertice1; vertice2; etc...

Descarregamos o ficheiro para o computador e guardamos no formato gpx. (formato vectorial universal para ficheiros de GPS). Depois abrimos esse ficheiro .gpx com o QGIS a partir do botão Add Vector Layer. Um ficheiro .gpx contem uma série de entidades geometricamente diferentes e surgirá um quadro a perguntar quais dessas entidades queremos acrescentar. Os nossos pontos estão armazenadas na entidade "Waypoints" e bastará essa informação para construir um polígono.


Vamos agora construir o nosso polígono a partir dos pontos. Vamos a Plugins --> Fetch Python Plugins, no separador Repositories clicamos em Add 3rd party repositories de seguida vamos ao separador Plugins e procuramos e instalamos o plugin "Points2One". Este plugin permite construir polígonos a partir de pontos. Um novo botão é adicionado à barra de ferramentas do Qgis - basta confirmar quais os dados de entrada (o layer pontos) e designar um nome para o polígono de saída que será sempre um shapefile. No final da operação basta confirmar que desejamos adicionar o polígono ao TOC (Table of contents) 

  
Uma vez obtido o polígono podemos, por exemplo, clicar com o botão direito no layer do polígono, escolher Save As e guardar o polígono no formato .kml e visualizar o polígono no Google Earth se assim o desejarmos, ou guardar em qualquer outro formato. Não poderemos voltar a gravar em formato .gpx porque este formato não suporta geometrias do tipo polígono.

Nota importante: esta ferramenta constrói o polígono a partir da ordem em que os pontos foram registados, por isso há que seguir uma ordem quando estamos no terreno a registar o polígono, e respeitá-la. Por exemplo não podemos registar vértices no sentido dos ponteiros do relógio e depois invertermos o sentido para registar outro ponto que nos esquecemos. Se o fizermos o polígono construído sairá recortado e topologicamente incoerente.

1 comentário: