Embora possa parecer um assunto um pouco desfazado do que habitualmente é publicado neste blog, não poderia deixar de partilhar um plano de viagem - e respetivos dados geográficos, claro! - ao vale do Rio Tua (Trás-os-Montes, concelho de Carrazeda de Ansiães) mais propriamente o troço que irá desaparecer debaixo das águas da albufeira da barragem de Foz Tua.
É uma viagem que recomendo vivamente, e que acho que todas as pessoas que tenham possibilidade devem fazê-la. Só assim terão consciência do que realmente se vai perder com a construção da barragem - um património geológico, paisagístico e cultural verdadeiramente sublime. Mas vamos ao que interessa - a viagem, os dados, e como as geotecnologias nos ajudam.
Enquadramento
O percurso que aqui sugiro é um percurso pedestre pensado para ser feito num único dia, ao longo de 9/10H de caminho (pausas incluídas). É uma rota que segue paralela ao rio, ao longo do caminho de ferro (desativado), e que percorre toda a área a ser submersa.
Não é possível caminhar ao longo dos primeiros 3km de linha devido às obras de construção da barragem. Daí a necessidade de ir de carro até à aldeia do Fiolhal, e, a partir daí, descer o vale por um caminho de terra que se vai encontrar com a linha já para lá da zona da obra.
O Percurso
O percurso tem uma extensão de sensivelmente 22km. Tem como ponto de partida a aldeia do Fiolhal, e como ponto de chegada um local perto da aldeia da Brunheda, onde um serviço de taxi da CP nos leva ao ponto de partida - Fiolhal, pela módica quantia de 2.30€.
Do ponto de vista da dificuldade, trata-se de um percurso relativamente fácil, que qualquer pessoa saudável pode fazer, uma vez que não há grandes desníveis a enfrentar. No início da caminhada é necessário descer por um caminho por vezes bastante inclinado que liga a aldeia do Fiolhal ao km3 da linha do Tua. No final do percurso há uma pequena subida até a um cruzamento onde se destaca um pinheiro - é neste ponto que o serviço de táxi irá passar entre as 18:30 e as 19:00H. Há ainda um terceiro desnível para quem quiser investir 30m em São Lourenço (recomendável). Esta visita implica uma subida moderada até esta estância termal semi-abandonada.
O percurso em si pode ser subdividido em função de alguns pontos de referência, pontos estes sempre enquadrados pela omnipresença de uma paisagem magnífica. As estações e apeadeiros são bons locais para uma pausa. Quem fizer este percurso encontrará os seguintes pontos:
1 - Apeadeiro do Tralhariz
2 - Túnel do Tralhariz3 - Túnel das Fragas Más I
4 - Viaduto das Fragas Más
5 - Túnel das Fragas Más II
6 - Apeadeiro do Castanheiro
7 - Túnel da Falcoeira
8 - Ponte da Paradela
9 - Estação de Santa Luzia
10 - São Lourenço (Termas)
11 - Apeadeiro do Tralhão
12 - Estação da Brunheda
A zona das Fragas Más (entre o km 5,5 e 6 da linha) é, do ponto de vista paisagístico, a parte mais espetacular do percurso . Já do ponto de vista patrimonial, São Lourenço, com a sua nascente de água sulfurosa que brota a 37º sob a égide de uma estátua de São Lourenço, é, igualmente paragem obrigatória.
Dados Geográficos
Embora seja dispensável, dada a simplicidade do percurso, levar um GPS dá sempre jeito pois permite-nos controlar melhor a relação tempo/distância a percorrer (não esquecer que há que estar no máximo às 18:30 no local onde o serviço de táxi vai passar). Permite, além disso, obter outras informações úteis como os pontos de referência enumerados anteriormente, as localidades mais próximas caso seja necessário alterar os planos, ou até a cota de enchimento da barragem - que nos possibilita ter uma percepção mais clara do que é que vai ficar submerso.
Para visualizar no Google Earth:
- Ficheiro KMZ com o percurso com fotografias georeferenciadas. Este KMZ foi produzido utilizando uma técnica descrita anteriormente neste blog.
- Ficheiro KML com pontos de interesse e com a linha de enchimento máximo da barragem
Para uso no GPS:
- GPX com o percurso
- GPX com pontos de interesse
- GPX com linha de enchimento máximo da barragem
Além destes dados, este tipo de viagens é também uma boa oportunidade para contribuir para o projeto Vamos Mapear Portugal, e adicionar mais alguns elementos ao mapa de todos nós. Assim, no servidor Open Street Map (OSM), além dos pontos de referência - que já estavam marcados, foram adicionadas as ruas, casas e equipamentos disponíveis em São Lourenço e o restaurante e pensão que servem de apoio logístico em Alijó (ver próxima secção). Em suma, tudo o que aqui foi referido já se encontra disponível através do OSM.
Logística
A não ser que residam na região, necessitarão sempre pernoitar 2 noites: uma na véspera da caminhada, e outra no fim do dia da caminhada, para retemperar forças para a viagem de regresso.
A solução mais prática e económica é ficar alojado em Alijó, que fica a 15km do ponto de partida. Recomendo a Residencial Ribadouro, onde um quarto duplo com pequeno almoço incluído não chega as 40€. Além disso, em Alijó há também supermercados e mercearias onde poderão comprar tudo o que precisam para a viagem do dia seguinte. Para o jantar recomendo vivamente o restaurante "O Pôr do Sol" além da boa comida e da simpatia, trata-se de um daqueles raros casos em que uma refeição completa (pão, prato, vinho, sobremesa e café) fica por menos de 5€! Ambos estes sítios estão marcados no OSM.
Residencial "Ribadouro" - 259 959 452
Restaurante "O pôr do Sol" - 259 087 257 / 914 087 257
Finalmente o transporte, mais propriamente o serviço de táxi que vos irá levar de volta ao ao Fiolhal, onde ficará o carro. O responsável por este serviço - assegurado pela CP como medida compensatória da perda do serviço de comboio - é o senhor Viriato. O Táxi parte todos os dias às 18H de Mirandela em direcção à Localidade de Foz do Tua, entre outros locais passa na Brunheda por volta das 18:30, e, se houver passageiros, vai até ao Fiolhal. O melhor a fazer é telefonar ao senhor Viriato e confirmar com ele os horários e local de embarque:
Serviço de Táxi (Sr. Viriato) - 934 074 764 / 917 534 718
O táxi tem capacidade para 8 passageiros. Caso o vosso grupo seja composto por 8 pessoas, é possível combinar outros horários sem que isso acarrete aumento do preço do bilhete, que da Brunheda ao Fiolhal é de 2,30€.
Notas Finais
Embora seja um percurso perfeitamente seguro há que ter algum cuidado nalguns troços, em que a berma da linha está adjacente a precipícios abruptos.. Uma queda/escorregadela nalguns locais pode ter consequências trágicas. Nestas partes, o melhor é andar pelo centro da linha e nada de mal acontecerá;
Em grande parte da linha não há cobertura de rede móvel, No último troço (São Lourenço - Brunheda), só há cobertura vodafone quando se chega à estrada nacional;
Em São Lourenço é possível reabaster água e, para os mais destimidos, tomar um banho de água tépida na nascente termal;
As traves de madeira da linha, quando húmidas, são escorregadias;
Bom passeio, divulguem, conheçam, vale a pena!
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