terça-feira, 6 de março de 2012

Aster GDEM

Aster GDEM  (Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer Global Digital Elevation Model) é uma iniciativa conjunta da NASA e do Ministério da Economia, Indústria e Transportes do Japão que visa disponibilizar gratuitamente um modelo digital de elevação para todo o mundo. Características chave:

  • Dados são disponibilizados em segmentos de 1º de latitude por 1º de longitude;
  • Resolução Espacial típica na ordem dos 27m;
  • Precisão altimétrica na ordem dos 7 a 14m;

Recentemente, a 3 de outubro, foi lançada a versão 2 que conta com vários melhoramentos, especialmente no que concerne a resolução e pequenas anomailas.

Vejamos então como obter um modelo digital de elevação a partir de dados ASTER- GDEM

1 -  Fazer o registo a partir desta página.

2 - Ficamos com acesso automático ao portal dos dados que pode ser acedido clicando em "Search" no canto inferior esquerdo. Seremos direcionados para uma página que tem uma aplicação interactiva na parte inferior:


3 - Selecionar a área para a qual queremos obter dados. Temos quatro hipóteses:

          - Selecionar segmenteos (tiles) clicando em #Grid (grelhas visiveis a partir de 4x);
          - Selecionar uma área através de um polígono;
          - Carregar um Shapefile (em WGS84) e descarregar a tile correspondente;
          - Indicar as coordenadas dos limites da extensão que nos interessa (bounding box);

Qualquer que seja a metodologia utilizada, a aplicação irá selecionar sempre tiles inteiras e não apenas partes dessas tiles. Ou seja se desenharmos um polígono que abranja 4 tiles, mesmo que uma delas seja abrangida apenas de forma residual, teremos sempre de descarregar 4 tiles completas.

4 -Neste exemplo irei utilizar o método dos segmentos (tiles), e vou selecionar uma quadrícula correspondente à zona Oeste de Portugal.

5 - Seguir os passos seguintes até chegar à janela de diálogo relativa à licenca e aos termos de utilização. Tem de se selecionar uma das áreas de intervenção para as quais os dados ASTER GDEM se destinam.


6 - Finalmente, basta seguir os passos até chegar ao diálogo de download dos dados selecionados.


A informação é entregue com dois ficheiros. O que contem o MDE termina em _dem. Trata-se de um GeoTIFF com uma única banda de 16bits . Aqui fica um exemplo:


Finalmente há que ter em conta que a licença dos dados ASTER-GDEM só permite a sua utilização para os seguintes fins: desastres/catástrofes, saúde, energia, climatologia, metereologia, ecosistemas, agricultura e biodiversidade. (A imagem acima foi acedida no âmbito de estudos de ecosistemas (corredores econológicos) para a Região Oeste)

 A licença não permite redistribuir dados a menos que tenham passado por um processo de reamostragem - por exemplo alterar a profunidade ou a resolução. No caso de se reproduzirem dados, como acontece na imagem em cima, o utilizador deve incluir na imagem a seguinte informação "ASTER GDEM is a product of METI and NASA".

Sem comentários:

Enviar um comentário