sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

wxGIS 0.4 - alternativa aberta ao ArcCatalog

Foi lançada a versão 0.4 do wxGIS, um software muito útil que permite navegar pelas directorias onde temos armazenados os nossos dados geográficos e visualizá-los e manipulá-los de forma rápida e intuitiva. A grande vantagem de uma aplicação deste género é que permite visualizar e organizar os nossos dados sem precisarmos de os abrir no nosso software SIG Desktop.

O wxGIS é distribuído com uma licença GNU GPL v3, e tem na sua base a inultrapassável e insubstituível biblioteca GDAL - Geospatial Data Abstraction Lybrary, uma colecção de drivers de uso livre (dentro dos termos da licença MIT/X) para abrir, criar e manipular uma longa lista de formatos raster e vectorial.

Uma das características simpáticas do wxGIS é o facto de não requerer instalação, e por isso mesmo ser altamente portátil: basta descomprimir o arquivo .zip disponível na página do projecto para a directoria que desejarmos ou para um pen/disco USB e podemos correr o programa abrindo o aplicativo wxGISCatalog. Existe igualmente uma versão para Linux, mas sem a portabilidade, ou seja tem de ser instalada e não corre a partir de uma simples pen.


Vejamos algumas das coisas interessantes que este programa pode fazer.

INTERFACE

A interface é simples e intuitiva. Existem três paineis: o da esquerda permite navegar pelas directorias do nosso computador; o do meio serve para visualizar os dados e o o da direita apresenta ferramentas e opções adicionais a partir das quais podemos fazer transformação de coordenadas, derivar estatísticas entre outras coisas



VISUALIZAÇÃO DE DADOS

Para visualizar dados basta percorrer as directorias - no painel da esquerda - e clicar no ficheiro que queremos visualizar. No caso dos ficheiros vectoriais (testei com shapefiles; .kml e .dxf), temos a possibilidade de ver as geometrias ou a tabela de atributos bastando para isso escolher a opção Table View (no fundo do painel de visulização). Existe também uma barra de ferramentas de visualização que permite, se estivermos a visualizar no modo Geographic View, fazer zoom, pan e identificar as entidades contidas no vector.


REPROJECTAR (mudar o sistema de coordenadas de um ficheiro)

A reprojecção é igualmente um processo simples mas por enquanto apenas está disponível para vectores. Basta escolher a opção correspondente no painel de ferramentas e fornecer as informações necessárias na janela de diálogo que irá aparecer: ficheiro de entrada (2); Ficheiro de saída (3) e pelo meio escolher o sistema de coordenadas desejado.


ESTATÍSTICA 


A partir de Data Management Tools, no painel de ferramentas, temos acesso a algumas ferramentas de estatística. Na minha opinião esta operação poderia ser mais linear uma vez que obriga a dois passos distintos: computar as estatísticas e visualizar o resultado. Começemos por calcular as estatísticas:


Para vermos o resultado desta operação são então necessários mais alguns passos. Primeiro, no painel Toolbox, há que clicar no separador Tool Execute View, seguidamente clicar duas vezes no último Compute statistics - por baixo de Tool Name. Finalmente é aberta uma nova janela e aí, para finalmente vermos as tão desejadas estatísticas, temos ainda de clicar num novo botão!! Definitivamente, isto poderia ser muito mais simples. Porque não aparecer logo o resultado assim que a operação terminasse? Fica a sugestão.


CONVERSÃO DE FORMATOS VECTORIAIS


Já no campo das opções de conversão o wxGIS prima pela simplicidade. No caso dos vectores é possível efectuar operações de exportação entre os seguintes formatos: Shapefile; KML; KMZ MapInfo File e AutoCAD DXF. Para tal basta, no painel das directorias, clicar com o botão direito do rato sobre o ficheiro vectorial que queremos exportar para outro formato e fornecer o input e o output desejados na janela que entretanto surgirá.

OUTRAS FUNCIONALIDADES

Explorando o painel das ferramentas é possível visulizar outras ferramentas interessantes. Destacaria duas. Uma permite exportar para shapefile de pontos os vértices de um outro ficheiro vectorial, e a outra grava para um ficheiro de texto as coordenadas de um shapefile. 

Finalmente, quando clicamos duas vezes sobre um determinado ficheiro abre-se uma janela com informações sobre esse mesmo layer - sistema de coordenadas, extensão, resolução e número de células (no caso dos rasters) entre outras coisas.

LIMITAÇÕES

O wxGIS parece ser um projecto com pernas para andar, e julgo que vale a pena experimentar e investir um pouco neste programa. Não obstante, tendo em conta que é sum projecto recente, tem ainda algumas limitações e arestas por limar:
  • Alguns formatos ainda não são suportados. Exemplos mais flagrantes; GPX; MrSID e ECW;
  • Durante o teste o programa crashou algumas vezes;
  • Fraca documentação e material de apoio (contributos precisam-se!)
  • Já existe uma versão em Português mas que precisa de ser limada (uma contribuição minha que será suficiente para ajudar quem não domina o inglês mas que está ainda muito imperfeita... Fica o desafio!)
  • No caso das operações de reprojecção de coordenadas estamos limitados à lista de sistemas de coordenadas que vem de raíz. Apesar de os sistemas de coordenadas serem expressos em linguagem WKT da OGC, não é possível importar os parâmetros daqui por exemplo.
  • Não é possível reprojectar mais do que um ficheiro de uma só vez  (batch convert)

    No dia em que o wxGIS aumente o leque de formatos em que é possível visualizar e exportar mais formatos, será sem dúvida um programa quase indispensável. Quem quiser contribuir para o desenvolvimento deste projecto, experimente e envie feedback para a equipa de desenvolvimento.

    2 comentários:

    1. Thank you for your review! There have been very helpful comments. I will correct them in future releases.

      ResponderEliminar
    2. Hello Bishop! I was just about to mail you regarding some aspects I found on wxGIS. Thank you for your comment

      ResponderEliminar