Enquanto contribuidor do projecto Open Street Map, sempre senti falta de um editor que fosse ao mesmo tempo bom e simples. Os editores desktop mais conhecidos - JOSM e Mercator, embora sejam muito completos, estão longe de ser, na minha opinião, suficientemente simples e lineares para novos utilizadores, e os editores online como o Potlach podem ser limitativos.
Outro problema que os mappers OSM enfrentam é a imensidão de tags existentes, tags estas que nem sempre são fáceis de gerir, especialmente após algum tempo de inactividade.
O iD Editor, uma aplicação web based, parece estar a ir na direcção certa. Escrito em Java script, a versão beta já permite ter uma ideia concreta daquilo que o projecto pretende ser. Essa direcção resume-se numa palavra: simplicidade!
Sob pretexto de mapear a aldeia histórica de Idanha-a-Velha, cuja visita recomendo vivamente, aqui ficam as minhas impressões deste novo editor.
I - Interface
A interface é extremamente simples e intuitiva:
1 - Desenhar objectos
2 - Selecionar o tipo de fundo (ou tecla 'B')
3 - Ajuda (ou tecla 'H')
4 - Zoom (ou teclas '+' ou '-')
5 - Encontrar local (ou tecla 'f')
6 - Fazer zoom à nossa prṍpria localização (com base no ip do utilizador)
II - Digitalização e edição de objectos
Para fazer digitalizações basta clicar no tipo de geometria que se queira e adicioná-la ao mapa. No caso dos pontos é uma operação simples, mas no caso de linhas e polígonos o id Editor permite algumas operações avançadas de edição, nomeadamente separar linhas mantendo a conectividade topológica, bastando para isso clicar num dos vértices da linha para que as opções disponíveis se tornem visíveis:
Igualmente interessante é a forma como é feita a edição de objectos já criados. Os vértices podem ser apagados com recurso à tecla delete, e caso o objectivo seja adicionar vértices para assim aperfeiçoar/complexificar uma forma, basta clicar no vértice temporário (a cinza claro) que o iD Editor cria automaticamente entre dois vértices permanentes (a branco):
Igualmente interessante é a forma como é feita a edição de objectos já criados. Os vértices podem ser apagados com recurso à tecla delete, e caso o objectivo seja adicionar vértices para assim aperfeiçoar/complexificar uma forma, basta clicar no vértice temporário (a cinza claro) que o iD Editor cria automaticamente entre dois vértices permanentes (a branco):
III - Edição de tags
IV -Notas Finais
Após quase duas horas de edições para por Idanha-a-Velha no OSM, a experiência com o iD Editor é extremamente positiva! A edição tanto de geometrias como de tags é mais intuitiva do que com o Potlach e bem mais simples que no JOSM. O iD Editor será certamente popular entre principiantes do OSM mas também entre veteranos.
Por outro lado, embora nunca ao ponto de se tornar desesperante, por vezes o iD Editor torna-se lento, mas tendo em conta que se trata da versão beta, certamente este aspecto conhecerá melhorias.
Após quase duas horas de edições para por Idanha-a-Velha no OSM, a experiência com o iD Editor é extremamente positiva! A edição tanto de geometrias como de tags é mais intuitiva do que com o Potlach e bem mais simples que no JOSM. O iD Editor será certamente popular entre principiantes do OSM mas também entre veteranos.
Por outro lado, embora nunca ao ponto de se tornar desesperante, por vezes o iD Editor torna-se lento, mas tendo em conta que se trata da versão beta, certamente este aspecto conhecerá melhorias.
Sem comentários:
Enviar um comentário