quinta-feira, 7 de março de 2013

Formação em Sistemas de Informação Geográfica em Arqueologia

Para os potenciais interessados aqui fica a nota de divulgação (e o programa) da próxima acção de formação orientada por mim em colaboração com o Campo Arqueológico de Mértola.


As inscrições poderão ser feitas a partir do site do Campo Arqueológico de Mértola. Questões relativas à formação - formato, metodologia de ensino, pré-requisitos, etc, podem ser dirigidas directamente para mim através do seguinte endereço de e-mail: opussig[em]gmail.com

Progama:

..::: primeiro dia :::..

  1. Conceitos (1H, teórico)
    1. O que são “Sistemas de Informação Geográfica”
    2. O que é “Informação Geográfica”
    3. Tipos de dados
    4. Tipos de entidades
    5. Simbologia
    6. Topologia
    7. Standards do mundo SIG
    8. Topografia da paisagem
  2. Sistemas de coordenadas (2h, teórico)
    1. Fundamentos
    2. Tipos de coordenadas
    3. Ler Coordenadas
    4. Sistemas de coordenadas utilzados em Portugal
  3. Introdução ao Quantum GIS GIS (4H, prático)
    1. Instalação e Configuração
    2. Interface e opções Básicas
    3. Digitalização e pesquisa de dados
    4. Aceder a dados através de Webservices
    5. Layouts para publicação e/ou apoio no terreno
    6. Exportar e visualizar dados fora do Quantum GIS

..::: segundo dia :::..

  1. Introdução ao Quantum GIS (2H, prático)
    1. Layouts para publicação e/ou apoio no terreno
    2. Exportar e visualizar dados fora do Quantum GIS
  2. Integração com Google Earth e Google Maps (2H, prático)
    1. Compreender o formato KML e KMZ
    2. Visualizar e digitalizar com Google Earth
    3. Exportar dados a partir do Google Earth e Google Maps
  3. Introdução ao GRASS (1H, Teórico-prático)
    1. Estrutura de dados GRASS – Locations, Mapsets e Regions
    2. Interface e funcionalidades do plugin GRASS do Quantum GIS
    3. Compreender os Rasters
  4. Mapa preditivo para localização de túmulos neolíticos (2H)
    1. Conceito de “preditivo”
    2. Importação e modelação de dados
    3. Álgebra de mapas – construir output final
    4. Avaliação dos resultados

..::: terceiro dia :::..

  1. Caminho mais eficiente para uma estrada romana (4H)
    1. Conceito de “efiente”
    2. Importação e modelação de dados
    3. Álgebra de mapas – construir output final
    4. Avaliação dos resultados

Integração de aprendizagens (3H)
Com o apoio do formador, os formandos tentarão montar um pequeno projecto de raíz a partir de dados previamente fornecidos. Em alternativa, os formandos poderão explorar os seus próprios dados tirando partido das técnicas abordadas no curso.


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