terça-feira, 4 de setembro de 2012

Dados batimétricos gratuítos

General Bathymetric Chart of the Oceans (GEBCO) é um projecto que pretende (tradução livre): "disponibilizar publicamente o mais vasto e credível conjunto de dados batimétricos dos oceanos". Os dados são mantidos e distribuídos pelo British Oceanographic Data Centre (BODC) e resultam da combinação de varrimentos de sonar efectuados por navios um pouco por todo o mundo, combinados com dados recolhidos por satélite.
Os dados são disponibilizados sob a forma de grids no formato NetCDF (Network Common Data Form) com a resolução de 30 arcos de segundo ou de 1 minuto de arco de segundo.  No paralelo 39, os 30 arcos de segundo significam uma resolução espacial em torno dos 800x800m por pixel. Vejamos então como aceder aos dados.
O primeiro passo é efectuar o registo no site BODC. Uma vez concluído o registo há que fazer login para se ter acesso às várias opções de acesso. Aquando da primeira utilziação será necessário declarar concordância com os Termos de Uso antes de se avançar.
Após este passo somos redireccionados para um mapa interactivo, a partir do qual podemos navegar até às áreas que nos interessam e descarregar os dados. Neste exemplo foi selecionada uma pequena área costeira da região Oeste de Portugal. Uma vez selecianada a área, escolhemos - por baixo do mapa interactivo - o tipo de dados que queremos descarregar. Finalmente é-nos pedido que façamos o download da licença e documentação associada antes de podermos descarregar os mapas.

Os dados são entregues no formato NetCDF, um standard aberto que qualquer software SIG, à partida pode abrir. Todos os programas que usem as bibliotecas GDAL - GVSIG, QGIS, UDIG, FWTools, GRASS, etc - estão, à partida, habilitados a abrir ficheiros NetCDF e exportá-los para outros formatos.

Também é possível descarregar a grid SID (Source Identifier), que especifica qual a origem dos dados para cada célula - varrimento batimétrico, levantamento por satélite, interpolação etc. Neste caso, o valor de célula representa não a profundidade, mas um código identificativo cujo significado pode ser consultado na página 8 deste documento.
Os termos de uso destes dados permitem a utilização  dos dados de forma livre e gratuita (incluindo derivação de informação) desde que não seja para fins lucrativos. Educação, investigação científica e divulgação estão entre os fins para os quais a única obrigação é a de referir a origem dos dados, que devem conter sempre a seguinte referência:   
          No caso da GEBCO Grid: The GEBCO_08 Grid, version x , http://www.gebco.net/ 
          No caso da GEBCO SID Grid: The GEBCO_08 SID Grid, version x, http://www.gebco.net/
Em que o número da versão é utilizada é dado pelo cabeçalho do próprio ficheiro grid
Finalmente uma nota relativamente ao uso dos dados. Estes dados NÃO DEVEM SER UTILIZADOS PARA APOIO À NAVEGAÇÂO DE RECREIO OU OUTRA pela simples razão de a sua resolução ser demasiado baixa para esse fim, e também devido ao facto de, na produção das grids finais, estarem envolvidas técnicas de interpolação que, obviamente, acarretam sempre margens de erro que podem desastrosas se tivermos a falar de navegação. Estes dados são muito úteis para estudar a morfologia do leito oceânico, mas não para apoio à navegação.

Sem comentários:

Enviar um comentário